segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Casamento:devo ou não usar acessórios
Os acessórios são uma parte fundamental do visual da noiva, mas é preciso ter muito cuidado para não exagerar.
Nem todos os modelos de vestidos de noiva admitem o uso de luvas. O ideal é usá-las em vestidos “tomara que caia” ou que possuam manguinhas bem curtas, ou mesmo sem mangas. Podem ser de tamanhos variados: batendo no pulso, logo abaixo do cotovelo (3/4) ou ainda no alto do antebraço (7/8). As luvas curtinhas (no pulso) são usadas por noivas que tenham optado por cerimônia de estilo e local informal.
O vestido deverá acompanhar esta escolha: tecido vaporoso ou modelo romântico e jovial. As de tamanhos 3/4 ou as 7/8 combinam com uma opção mais formal, incluindo local, horário e escolha do vestido .
É um acessório elegante e charmoso, mas que deverá obedecer algumas regrinhas no uso:
- Nunca se oferece a alguém uma mão calçada com luva;
- Você não deve usa-las durante a festa, caso ainda assim seja o seu desejo, não esqueça de tira-las antes de comer algo. – Ao entrar no altar com o pai ou outro acompanhante, se for fazê-lo de mãos dadas, deverá tirar a da mão esquerda (segurando-a com a direita). Se for de braço dado, poderá usar as duas, mas deverá retirá-las assim que chegar ao altar. Atenta a estes detalhes, o acessório irá valorizar e enriquecer seu estilo com um todo!
O véu é o adorno de tecido leve, tipo tule, que veste a cabeça, desce pelos ombros e termina na cintura quando curto, ou acompanha todo o corpo indo terminar no chão, quando longo. O curto, geralmente, é usado em cerimônias pela manhã ou tarde, ou ainda em realizadas em jardins ou chácaras. É um véu mais informal. O longo, ao contrário, pede um vestido e um estilo de cerimônia mais formal. Normalmente é usado após às 20 horas e em ambiente fechado. Pode ter de 2,50 até 5m. Maior que isto é desnecessário e incomoda a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado. Podem ser simples, sem detalhes ou com algum acabamento: filetes especiais (cetim, sutache dourado, prata), bordado com pérolas ou miçangas ou mesmo um discreto bordado nas bordas. Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu.
A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia na maneira de se posicionar na cabeça (como é mais pesada, fica mais rente ao rosto e o corpo). Já o véu é mais leve, fica solto e esvoaçante. A mantilha pode ser toda de renda ou de tule com aplicações ou bordada artesanalmente. Também pode ser curta ou longa. O cuidado com a sua escolha deve ser muito maior. Se for de renda, deve ser da mesma usada no vestido ou, então, que o vestido não tenha detalhe em renda ou bordado. Se for bordada, deve acompanhar o mesmo estilo do bordado do vestido. O ideal é que se a noiva fizer questão de usar uma mantilha, deve primeiro escolhê-la e depois ao vestido. Este deverá ser o mais simples possível, já que a suntuosidade será dada pela mantilha.
Veja abaixo um resumo de dicas dos acessórios mais utilizados:
Grinalda:
Esta deve ser usada nos tons do vestido, combinado com o formato do rosto e cabelo.
Véu:
o seu uso não é obrigatório, vai depender do estilo do vestido e do casamento.
Sapatos:
Estes devem ser brancos ou forrados com o mesmo tecido do vestido.
Brincos:
Devem ser discretos. Normalmente é utilizada uma pérola ou algum brinco bem delicado, combinando com o vestido.
Relógio e pulseiras:
Não se deve usar relógio, e evitar jóias nos pulsos, principalmente se estiver usando luvas. Caso esteja sem luvas e queira usar alguma jóia, prefira uma pulseira bem delicada.
Anéis:
Deve evitá-los, principalmente se estiver usando luvas. Lembre-se que na mão esquerda será colocada a aliança. Colar: o colar não é indicado no caso de vestidos muito bordado.
Chapéu:
Tanto a noiva quanto as madrinhas podem colocar chapéus, mas somente em cerimônias até às 18h, pois o principal objetivo do chapéu é proteger o rosto do sol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário