quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
O BOLO DO CASAMENTO
Quem não se lembra de um vistoso e saboroso bolo de casamento simbolizando um testemunho de felicidade? Como um dos protagonistas da recepção, convém dar-lhe o devido destaque, como por exemplo não colocar o bolo próximo de um vidro, pois as fotografias não resultam bem com o reflexo.
Nos dias correntes existem vários estilos de bolos de casamento, e é claro, tudo depende do estilo do casamento, formal ou informal. Mas como em tudo, o bolo deve de estar em coerência com o vosso estilo, com o casamento e com a formalidade da festa. Num casamento formal - depois dos hors d’oeuvres, e de uma refeição de três pratos - normalmente os convidados não estão na disposição de comer sobremesas seguidas do bolo de casamento. Neste caso, aproveitem e poupem algum dinheiro servindo o bolo como única sobremesa.
Um bolo de casamento pode ter a forma e sabores que desejarem, tais como: cenoura, limão, chocolate; pode até ser um típico bolo de casamento francês: uma elegante cascata de profiteroles… Podem optar por decorar o bolo não apenas com flores, mas usar algo diferente, como frutos silvestres ou um misto de vários. Na altura de decidirem o género de bolo de casamento que desejam, devem decidir o seu tamanho; para isso devem contar cerca de 100 gramas de bolo por pessoa.
Embora o bolo de casamento não desfile nas passadeiras de moda, também segue tendências – hoje em dia existe a opção de conceber o bolo de casamento como um conjunto de miniaturas individuais (semelhantes a pequenos queques) colocadas numa torre elaborada, em número suficiente para todos os convidados. Esta opção é atractivamente agradável a nível visual.
Recheios que combinam com cada tipo de bolo
Bolo de Chocolate
Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), banana, morango
Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, manteiga de amendoim ou praliné
Mousses e cremes de manteiga: mocha, café (Kahlua, expresso, cappuccino), chocolate, chocolate branco, baunilha, menta
Opções diferentes: creme de coco, mascarpone, creme de chocolate
Não usar!: creme de limão ou mousses como mousse de maracujá, pêssego ou lima
Bolo de baunilha, ou bolo amarelo
Recheio de infusões de frutas: framboesa, cereja, laranja (Grand Marnier), morango, creme de limão, maracujá, pêssego, lima, manga, ananás
Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), pistáchio, avelã, praliné
Mousses e cremes de manteiga: amaretto, mocha, cappuccino, chocolate, chocolate branco, baunilha
Opções diferentes: creme de coco, creme de natas com chocolate
Não usar!: menta, mascarpone, creme de queijo
Bolo de cenoura ou bolo de limão
Recheio de infusões de frutas: creme de limão, framboesa
Recheio de frutos secos: amêndoa (incluindo maçapão), avelã
Mousses e cremes de manteiga: limão, chocolate branco, baunilha
Opções diferentes: creme de queijo, mascarpone
Não usar (!): recheio à base de chocolate, menta, coco, lima, frutos tropicais
Bolos de casamento de todo o mundo: ideias e tradições para o casamento
China. O bolo de casamento tradicional chinês é colossal, uma criação de muitas camadas, conhecidas por Lapis Surabaya. As camadas representam a escalada de sucesso dos noivos. A noiva e o noivo cortam o bolo de baixo para cima, oferecendo as primeiras fatias aos avós e aos pais, sendo todas servidas pelos recém-casados.
Dinamarca. O bolo cornucópia, é um bolo em forma de anel, feito de amêndoas, creme de pasteleiro e maçapão. O exterior é decorado com um trabalhado de açúcar, e o centro é preenchido com fruta fresca, doces, e bolo de amêndoa. Para evitar a má sorte, os recém-casados cortam o bolo juntos; todos os convidados têm direito a uma fatia.
Inglaterra. O bolo de casamento tradicional, é o tradicional bolo inglês, feito de passas, amêndoas, cerejas, e é coberto com doces especiais feitos de maçapão. E em vez de guardarem só uma fatia para o próximo aniversário de casados, os britânicos guardam o topo do bolo, chamado o "christening cake”, até ao nascimento do primeiro filho.
França. O bolo de casamento tradicional, e o famoso croquembouche, uma pirâmide de profiteroles recheados com creme, revestida a caramelo. Outra oferta popular são os múltiplos bolos esponja redondos, colocando o maior na base até ao mais pequeno no topo. Neste caso podem existir até 10 camadas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário