quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Chá de apresentação do bebê


Avó acha o seu neto o mais bonito do mundo e quer mostrá-lo a todos.

Talvez, você ainda não tenha ouvido falar em chá de apresentação de bebê.

O chá de apresentação de bebê é organizado, geralmente pelas avós, para apresentar o recém nascido para a família e amigos.

Por que isso está se tornando comum? Porque as novas mamães estão evitando receber as visitas na maternidade. É um momento em que elas precisam de calma e sossego para se adaptar ao momento novo que estão vivendo. Seu filho, as mamadas, a recuperação, enfim, uma ocasião em que preferem ficar sozinhas com as pessoas muito íntimas, como pais, sogros e o novo papai.

Como é feito esse chá?

As duas avós podem se juntar e organizar um evento, no qual deve acontecer a apresentação do novo neto ou neta. Um pouco parecido com o chá de bebê.

Só que, no chá de bebê, ele ainda não nasceu e neste ele já está participando. Os presentes do chá de bebê são para ajudar no enxoval dele. Os do chá de apresentação, já são aqueles que cada pessoa escolhe o que quer dar. Não existe uma lista.

Os convidados aproveitam esse momento para entregarem o presente para o recém nascido, e conhecerem o mais novo componente da família.

Como toda a reunião de pessoas, comes e bebes são presença obrigatória. E, alguns divertimentos também, para entreter os convidados.
Se não quer investir nesse detalhe, coloque uma música ambiente, suave, para alegrar o local.
O que servir? Uma idéia prática é a contratação de um Buffet. Alguns salgados, doces e um bolo, temático, com algum motivo relativo ao nenê.
Se não quiser o Buffet, faça salgados, sanduíches, alguns docinhos e para finalizar, um bolo.
Se tiver netos, que nasceram em datas próximas, pode fazer uma festa para todos. Ou, se um deles já está perto de fazer aniversário, pode juntar tudo e organizar um único evento.
A mesa do chá é o ponto alto, onde se coloca o bolo e os docinhos.

O importante é que o encontro tenha como foco principal, a apresentação do recém chegado, para todos os que fazem parte do seu círculo social.

Uma lembrancinha é indispensável. Ela vai substituir aquela entregue na maternidade. Com um cartãozinho, agradecendo a presença, com o nome do bebê e a data do seu nascimento.

Uma idéia de lembrancinha pode ser um buquezinho de flores, bem original e agradável. Muitas daquelas lembrancinhas, sem muita utilidade, que recebemos quando visitamos uma nova mamãe, acabam sendo jogadas fora mesmo.


Tem o bem nascido, uma versão do bem casado, só que em tamanho menor. São aqueles docinhos maravilhosos, que o convidado recebe de lembrança e é muito útil, pois além de bonito é delicioso.Podem também ser embrulhados, com motivos infantis.

A maioria das pessoas que visitam, na maternidade, são as mulheres. Se quiser, o seu evento pode ser só para elas.

Um chá da tarde é uma opção agradável, tranqüila e deliciosa.


Organize você mesma ou contrate uma empresa especializada.

Se optar por fazer, veja dicas de chá da tarde, em Como receber em casa, em nosso site.

A festa pode ser muito animada, com brincadeiras divertidas para descontrair e ligar as pessoas.


Existe um jogo de bingo para chá de nenê. Consiste em cartelas, que você mesma pode fazer, com nomes de coisas relacionadas com nenê. Temos um exemplo dessa cartela.

BINGO CHÁ DE BEBÊ

chupeta mordedor mamadeira pomada chocalho
ursinho pato de borracha alfinete fralda talco
babador mãe bebê cólica pai
dente de leite
mamar cueiro manta choro
manha papinha brinquedo andador gorro


Você precisa fazer várias cartelas, com papel cartão de preferência, com variações diferentes, para que nem todos ganhem da mesma vez. Um número bom é no mínimo vinte cartelas. Mudando as mesmas palavras de posição, já tem cartela diferente. Mas, você pode mudar, colocando novas palavras.

Coloque palavras extras como: macacão, pagãozinho, vira, móbile, avó, avô, loção de bebê, cobertor, xale, pomada, algodão e o que mais for relacionado com bebê e você lembrar.

Depois de feitas, essas cartelas, você escreve, em papéis cortados, todos os itens que estão nelas e coloca num saco. Não se esqueça de nenhuma palavra. Quando for começar o bingo, dê uma cartela para cada participante e feijões ou caneta, para marcarem as palavras sorteadas e comece a sortear os itens. Quem preencher primeiro um quinquina, horizontal ou vertical, ganha. Você pode ter chupetas, pirulitos, chocalhos para presentear. É muito divertido.

E continue jogando, todos participam e se divertem.

Essas cartelas podem ser dadas ou vendidas, por um valor pequeno. Esse dinheiro arrecadado é revertido para compra de fraldas descartáveis. A mãe vai gostar.

Viu que interessante. Mais um motivo para festejar com aqueles que você gosta e torcem por você.

Como ainda não é muito comum, você pode sair inovando, organizando uma festa como essa.
Divida essa alegria com todos os seus amigos.

Nenhum comentário: