terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A festa de noivado

Quer casar comigo? Esta frase é aguardada ansiosamente por diversas mulheres no mundo todo. A resposta para esta pergunta é o resultado de uma decisão importante, que faz parte de uma nova fase para o casal: o noivado.
Durante o período do noivado, o casal anuncia o casamento e planeja cada detalhe da cerimônia religiosa e da recepção.

No Brasil, era costume os noivos apenas anunciarem aos familiares e amigos, porém, a moda de fazer uma grande festa de noivado e comemorar esta decisão agora chegou com força total, mostrando que comemorar a data em grande estilo é uma demonstração de bom gosto e glamour.

Noivado: um salão pode ser o local ideal
"A primeira parte da organização do noivado é a cotação de preços. Para isso, os noivos podem pedir indicações de família e de amigos quanto a serviços e profissionais da área. É sempre bom conhecer o trabalho destes profissionais antes de contratar. Após a cotação, o casal deve tentar encaixar o orçamento da festa ao orçamento disponível. Depois, para que os dois cheguem ao mesmo patamar, alguns serviços podem ser substituídos por outros de igual qualidade", orientou a consultora de casamentos e eventos Márcia Possik.
A responsabilidade de organizar uma festa de noivado não é mais dos pais dos noivos, o próprio casal hoje em dia arca com as despesas e organização da festa sozinho, já que o mais típico é os dois trabalharem fora.

É o que afirmou a arquiteta e decoradora Janete Pimenta, que trabalha na área de casamento há mais de quatro anos, enfocando que "alguns pais ainda pagam a festa ou as duas famílias dividem as despesas, mas cada vez menos os pais pagam por completo a festa, na maioria das vezes, eles ajudam somente em uma parcela".

- Um bom número de convidados para um noivado, por ser uma festa menor que o casamento, é de até 100 convidados. A casa de um dos noivos é o local ideal, se permitir o número de convidados, um sítio ou chácara, assim como o fechamento vip de um restaurante pequeno ou um buffet com uma área menor - indicou Janete.


CONVITES E TRAJES - A empresa Adonai Eventos, que trabalha com assessoria e design floral há 12 anos, aconselhou os noivos a entregar os convites pessoalmente, com um mês de antecedência. Lembrando que o convite deve ser mais simples que o do casamento, contendo as seguintes informações: nome dos noivos, um texto simples ("Desejamos a sua presença" ou "Ficaremos gratos com sua presença"), data, hora, local e um telefone para esclarecer dúvidas e confirmar presença.

Na opinião da assessora de eventos Cinthia Rosenberg, o traje vai depender do estilo da festa, local e horário. Cinthia frizou que é importante lembrar que a noiva não deve vestir branco, pois ainda não é o dia do seu casamento. "Se for uma festa descontraída, os homens podem usar calça sarja/social e camisa, enquanto as mulheres podem usar um vestido longuete, saia ou terninho. Se for um churrasco na praia ou no campo, o ideal é um traje passeio mais leve. Se for um jantar formal, os noivos até podem pedir o uso de gravata e vestidos mais elegantes", recomendou.

Confira alguns modelos de convites para noivado

CARDÁPIO - As mesmas regras de uma festa de casamento valem para o noivado. Caso seja realizado pela manhã, um café-da-manhã que abuse de bolos e tortas é uma ótima pedida. Já pela tarde, o mesmo menu serve os convidados em um belo café-da-tarde. À noite, o jantar, o coquetel e o coquetel com prato quente continuam sendo as melhores opções - sugeriu Márcia Possik.

Segundo Vanessa Buck, do Buffet Palace, as mesas de doces continuam um sucesso, com bolos clássicos e lembrancinhas divertidas, que lembre o casal. "Para o cardápio, posso sugerir um coquetel frio e quente, sem fritura, três tipos de salada, duas massas, um peixe, uma carne, duas sobremesas, água, sucos, chás gelados, espumante, champagne para o brinde e mesa de doces. Como lembranças, bem-casados, colar com pingente personalizado de ouro branco para as mulheres e abridor de vinho para os homens. Na decoração, arranjos baixos nas mesas e mesa de vidro para os doces", indicou.

LEMBRANCINHAS - Solange Caramel, da Caramel Assessoria de Eventos, sugeriu que os noivos pesquisem e encomendem as lembranças com pelo menos três meses de antecedência. "A lembrancinha deve combinar com o conceito do evento, mais romântico, mais despojado ou mais moderno. Não existe uma regra de lembranças para noivado, uma lembrança simples pode ser um saquinho de amêndoas e uma lembrança sofisticada pode ser um mini-vaso de cristal personalizado. No estilo rústico, por exemplo, os noivos podem distribuir plantas naturais em miniatura, para o convidado plantar", instruiu a assessora.

Nenhum comentário: